Como fazer um jantar romântico à luz de velas?

Planejar uma noite especial para você e o seu amor pode ser mais fácil - e barato - do que você imagina! Desde a decoração até o menu perfeito, o Deliway pensou em tudo para que você possa criar uma noite para lá de especial. Confira!

Jantar romântico

Para fazer um jantar romântico, alguns itens são indispensáveis, como é o caso das velas, música, uma mesa posta bem planejada e flores. Essa também é uma boa oportunidade para dar presentes, que também são bem-vindos.

Um jantar romântico em casa é sempre uma boa ideia para surpreender a pessoa amada. Seja para datas comemorativas ou apenas para agradar quem você mais ama, preparar uma refeição especial pode ser um momento incrível a dois.

Isso não quer dizer, no entanto, que você precise gastar muito ou sair para jantar sempre que pensar em um momento romântico com o seu parceiro ou parceira.

Às vezes, aprender como fazer um jantar à luz de velas pode te fazer economizar uma graninha, sem impedir que você proporcione um momento especial para o casal.

Pensando nisso, o Deliway separou algumas ideias de jantar romântico e pratos que você pode preparar para uma noite inesquecível. Portanto, coloque o avental e dê play em uma música especial. É hora de colocar a mão na massa!

Como fazer um jantar à luz de velas

Quando pensamos em preparar uma surpresa romântica, certamente a primeira coisa que vem à cabeça é um jantar à luz de velas.

E não é por acaso! Apagar as luzes dá um tom mais intimista à ocasião, e as velas iluminam apenas a mesa e a pessoa amada, e tudo o que está ao redor fica em segundo plano.

Por isso, procure por velas que combinem com a ambientação escolhida. Existem velas mais altas, que combinam bem com candelabros, enquanto as velas mais arredondadas e baixas são as melhores opções para apoiar diretamente à mesa.

Há, ainda, algumas velas que são aromáticas. Que tal perfumar o ambiente para dar um toque ainda mais especial ao seu jantar?

Jantar luz velas

Falando nisso, também é importante pensar em como decorar o local que vai abrigar o seu jantar à luz de velas, não é mesmo?

Como fazer a decoração de um jantar romântico?

São várias as ideias para se inspirar na hora de decorar a casa para o jantar. Desde a disposição da mesa, as velas e flores, até mesmo os talheres. Preparamos pra você um checklist de tudo o que não pode faltar na decoração para esse momento tão especial.

1.  Compre uma louça especial

Ter uma louça bonita para compor a mesa do seu jantar é uma parte muito importante da decoração. Afinal, os pratos são o destaque da mesa, e devem combinar com o ambiente.

E, como o jantar é a dois, comprar um par de louças especiais não deve sair muito caro. Invista nas louças brancas, que são um coringa e podem ser facilmente combinadas com descansos de prato, taças coloridas e talheres diversos.

Comprar algumas vasilhas em formato de coração, seja para dispor os aperitivos ou até mesmo acomodar pétalas de flores, também é uma boa ideia. E, de quebra, você aproveita para usar esses itens na decoração da casa depois.

2.  Invista em velas por todo o ambiente

Use e abuse das velas. Afinal, um jantar romântico sem velas não é um jantar romântico! Por isso, vale buscar velas até de tamanhos, cores e aromas diferentes.

A ideia é dispô-las também de forma estratégica no ambiente. Seja por meio de um caminho de velas no chão, nas janelas, em cima das mesas ou até mesmo em cima do pé de taças viradas de cabeça para baixo.

Para complementar, você também pode colocar algumas flores debaixo das taças. Dessa forma, a própria taça de vinho vira um objeto de decoração, você aproveita itens que já tem em casa e não gasta a mais com isso.

Outra dica é apostar em candelabros em cima da mesa, caso você tenha, ou utilizar velas aromáticas para perfumar o ambiente.

Além disso, você pode aproveitar garrafas de vinho antigas para criar uma nova decoração com velas derretidas, e dar um toque mais rústico ao ambiente.

Mas, caso você opte por algo mais simples, é super fácil de encontrar velas de mesa em formato de coração. Que tal investir no tradicional?

3.  Faça dobraduras criativas com os guardanapos

Que tal dobrar os guardanapos em formato de coração ou cisne? Essa é mais uma forma criativa de surpreender quem você ama! Para isso, utilize guardanapos de tecido em cores que combinem com a louça escolhida para a ocasião.

Fazer uma dobradura de coração com o guardanapo de tecido é bem simples, olha só:

Guardanapo dobradura

  • Dobre o guardanapo quadrado na metade, fazendo com que ele fique no formato de um triângulo.
  • Em seguida, traga a ponta direita inferior ao topo do triângulo, fazendo um triângulo menor na lateral do guardanapo.
  • Depois, faça o mesmo procedimento com a ponta esquerda inferior, traga-a até à ponta do topo e transforme o guardanapo em um losango.
  • Dobre a ponta direita de cima para dentro do losango, deixando a camada de trás à vista.
  • Repita o processo com o outro lado. Nesta etapa, você deve ser capaz de visualizar o formato do coração e um losango menor acima no guardanapo.
  • Vire o guardanapo do lado avesso e coloque-o de cabeça para baixo.
  • Por fim, dobre a ponta de baixo no meio.
  • Vire novamente o guardanapo para o lado avesso e pronto!

4.  Utilize decorações aéreas

Além da decoração da mesa, é preciso pensar em como preencher o ambiente ao redor. Já temos as velas, algumas flores para decoração da mesa e uma louça caprichada. Agora, faltam apenas os toques finais.

E que tal aproveitar os bons e velhos balões? A ideia aqui é utilizar os modelos em formato de coração ou metálicos, que dão um toque especial à decoração.

Além disso, luzes de led em fio, como aquelas de natal, podem dar um toque aconchegante ao ambiente. Opte pelos fios transparentes com leds de luz quente para trazer essa sensação de conforto ao local.

Falando em romantismo, uma ideia bem legal é reunir as melhores fotos do casal, comprar prendedores de roupa em miniatura e aproveitar as luzes de led que mencionamos acima para pendurar as fotos, formando um varal de memórias bem fofo.

Assim, as luzes iluminam as fotos e completam a atmosfera intimista perfeita para o seu jantar.

Agora que você já tem um kit jantar romântico completo para a decoração, é hora de pensar na refeição em si.

Cardápio para jantar romântico

Imagine: você decorou o ambiente à luz de velas, preparou a mesa com pratos, talheres e sousplat especiais, separou as melhores fotos… e agora?

O ideal, na hora de pensar em pratos para jantar romântico, é que você planeje receitas que não são servidas no cotidiano, ou que sugerem uma celebração especial.

Um prato que traga boas memórias, a comida favorita da pessoa amada ou até mesmo uma refeição mais exótica e criativa são boas sugestões.

E, quando se fala em jantar romântico, não se pode esquecer dos vinhos para harmonizar com as refeições, não é mesmo? Desde o tradicional espumante para a entrada quanto os vinhos para acompanhar os pratos principais e sobremesa, listamos tudo para transformar sua noite em algo ainda mais incrível.

Pensando nisso, o Deliway selecionou receitas para entrada, prato principal e sobremesa para você surpreender a pessoa amada com um jantar para lá de especial! Confira!

1.  Bruschetta de tomate cereja

Receita bruschetta tomate

Um aperitivo prático, delicioso e barato para o seu jantar romântico é a Bruschetta. Há algumas variações desse antepasto italiano, com carne, azeitonas e diferentes recheios, mas a receita clássica é feita com tomates. Abrir um espumante para acompanhar pode ser uma boa ideia!

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 6 a 10 porções

Ingredientes

  • 1 baguete de pão italiano
  • 250g de tomate cereja
  • 2 dentes de alho
  • Manjericão, orégano, pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva extra-virgem a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus.
  2. Corte a baguete em fatias com espessura de um dedo e meio.
  3. Pique os dentes de alho e misture com o manjericão, orégano, sal e azeite, como se fosse um molho. Reserve.
  4. Unte uma assadeira com azeite de oliva.
  5. Passe o alho nos dois lados do pão e coloque as fatias na assadeira. Leve ao forno até dourar.
  6. Por fim, coloque sobre as fatias quentes de pão a porção de tomates e o molho reservado.
  7. Sirva logo em seguida!

2.  Risoto de pera com gorgonzola

Receita risoto pera gorgonzola

Uma receita exótica, mas que costuma agradar os paladares mais exigentes é o risoto de pera com gorgonzola. Isso porque o doce da fruta contrasta muito bem com o sabor forte do queijo gorgonzola, produzindo uma explosão de sabor sem igual na hora da degustação. A receita harmoniza bem com espumante ou vinho mais doce. Vamos provar?

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 150g de queijo gorgonzola
  • 2 peras pequenas
  • ½ cebola
  • ½ xícara de vinho branco
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • ½ limão
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Azeite de oliva extra-virgem, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela, faça o caldo de legumes utilizando 1 litro de água, o tablete de caldo ou utilize legumes da sua preferência para fazer um caldo de legumes caseiro. Deixe ferver e reserve.
  2. Pique a cebola em cubinhos pequenos. Esfarele ou corte o queijo gorgonzola em pedaços menores.
  3. Corte uma pera em cubinhos, mantendo a casca, mas tirando o cabo e a semente. Depois de cortada, transfira os cubinhos para uma vasilha e esprema o limão sobre a pera. Reserve.
  4. Corte a outra pera em fatias grossas, deixando os pedaços da fruta no formato de uma canoa, mantenha o cabo e a casca da fruta.
  5. Em uma frigideira untada com um fio de azeite, doure dois minutos de cada lado das peras cortadas no estilo canoa. Reserve as fatias douradas da pera.
  6. Refogue a cebola com azeite e sal até murchar. Depois, adicione o arroz para risoto, mexa bem por um minuto para misturar o arroz ao azeite.
  7. Adicione o vinho ao arroz e mexa até secar todo o vinho.
  8. Vá adicionando o caldo de legumes até que o arroz absorva todo o caldo e cozinhe nele. Repita o processo até o arroz estar al dente. Não deixe o arroz secar completamente no fim do cozimento.
  9. Por fim, desligue o fogo e acrescente o queijo gorgonzola, a manteiga e a pera com o suco de limão. Mexa devagar para a pera não desmanchar no risoto.
  10. Na hora de servir, coloque dois pedaços da pera grelhada em cada prato e finalize com o queijo parmesão ralado.

3.  Petit gateau de doce de leite

Receita petit gateau doce de leite

A história do petit gateau parece ser um desastre que deu muito certo. Diz a lenda que um chef errou a medida da farinha na preparação de um bolo, o que acabou dando origem a uma das mais deliciosas receitas: o petit gateau.

A sobremesa consiste em um bolinho que não é totalmente cozido, pois o diferencial desse prato é que o meio “cru” do bolo escorre e se transforma em uma calda deliciosa para acompanhar sorvetes.

Mas, para fugir do tradicional sabor chocolate, que tal apostar em um petit gateau de doce de leite? Para harmonizar, um licor de frutas ou vinho doce como o de colheita tardia ou um tradicional Porto vão muito bem com essa sobremesa.

O petit gateau é uma receita de sobremesa fácil e muito gostosa, que vai fechar o seu jantar romântico com chave de ouro.

Você vai precisar de recipientes de empadinha ou formas de silicone para cupcake para fazer essa receita.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 9 porções

Ingredientes

  • 200g de doce de leite
  • 100g de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar
  • Sorvete de creme para acompanhar
  • Manteiga e farinha extra para untar as forminhas

Modo de preparo

  1. Derreta em banho-maria ou microondas (de 30 em 30 segundos) a manteiga e o doce de leite.
  2. Depois de derreter, mexa bem até que a mistura se torne homogênea.
  3. Adicione os ovos e as gemas, mexa bem até que os ovos se integrem à massa.
  4. Peneire a farinha e acrescente-a à mistura, mexendo bem devagar.
  5. Deixe a mistura na geladeira, preaqueça o forno a 200ºC e unte as forminhas de empadinha ou cupcake com manteiga e farinha de trigo.
  6. Preencha ⅔ da forminha com a massa - ou deixe o espaço de um dedo sobrando e leve ao forno de 8 a 12 minutos. Lembre-se que o meio do bolo precisa estar cru quando você retirar do forno.
  7. Para descobrir se é hora de tirar, verifique se o topo e as laterais já estão mais assadas e se o meio do bolo parece “mole” ou cru. Se sim, é hora de tirar do forno.
  8. Na hora de desenformar, solte as bordas do bolinho com a ajuda de uma faca.
  9. Sirva o petit gateau quente na companhia de uma bola de sorvete de creme.

Por fim, aproveite seu menu especial, a decoração e, agora, é só curtir a sua noite romântica na companhia do seu amor! Bom apetite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

48 Respostas

Deixe seu comentário