Saiba como armazenar e higienizar bananas corretamente

Assim como toda fruta, a banana também deve ser higienizada. Confira as dicas para higienizar bananas corretamente e também como armazenar essas frutas maduras por mais tempo.

Como higienizar banana

Lavar as bananas na água corrente não é o suficiente para eliminar todos os microrganismos que podem causar doenças. A melhor forma de higienizar essa fruta é adotando as soluções de água com sanitizante.

Uma colher de hipoclorito de sódio (a famosa água sanitária) diluída em um litro de água é o suficiente para higienizar as frutas. Deixe as bananas, ainda nas pencas, mergulhadas na solução entre dez a quinze minutos, enxague e guarde-as logo depois, sem secar.

Você sabia que a casca da banana pode servir de base para muitas receitas? É por isso que higienizar bem a fruta é tão importante. Inclusive, algumas dicas podem aumentar a durabilidade dela quando você a armazena da forma correta.

Pensando nisso, o Deliway separou algumas dicas sobre como higienizar e armazenar essa fruta que pode servir ainda de base para muitas sobremesas deliciosas. Confira!

Precisa higienizar banana?

Sim! Principalmente se você for utilizar a casca em alguma receita. No entanto, a higienização deve ser feita com a banana ainda na penca, já que deixá-las soltas durante a limpeza pode fazer com que a água entre na fruta e diminua sua durabilidade.

O que não usar para higienizar bananas?

Obviamente, o hipoclorito de sódio e a água são a melhor solução para esterilizar a banana. Porém, existem indicações de produtos que não devem ser usados para higienizá-la, olha só.

Sabão

Detergente, sabão e afins podem ser uma ótima opção para louças no geral, mas esses produtos costumam deixar o cheiro e afetar o sabor da fruta, principalmente se você for utilizar a casca como ingrediente para alguma receita.

Vinagre

Principalmente por conter álcool na sua composição, muita gente acha que o vinagre pode acabar com várias doenças transmitidas por alimentos (DTA), mas nem sempre isso é verdade.

Muitos estudos já comprovaram, por exemplo, que o vinagre não é efetivo no combate ao novo coronavírus.

Esponja

Utilizar uma esponja para limpar a fruta, seja nova ou usada, não é uma boa ideia. Afinal, a esponja é porosa e pode carregar microrganismos de utensílios domésticos que foram lavados com o produto.

Apenas água corrente

Por mais que você seja cuidadoso na hora de lavar as frutas, saiba que apenas a água não é suficiente. Alguns microrganismos são resistentes à água, por exemplo, e apenas soluções com sanitizantes serão eficientes para eliminar os vírus, bactérias e outros germes.

Como higienizar banana

Se você acha que higienizar consiste apenas em lavar a fruta sob a água corrente, está enganado. Como mencionamos anteriormente, só a água não elimina todos os microrganismos nocivos que podem conter na casca da banana.

A melhor maneira de higienizar a casca da banana é utilizando uma colher de sopa do sanitizante da sua preferência, diluída em um litro de água. Essa solução é a base onde você deixará as bananas por cerca de quinze minutos.

Depois, coloque as pencas para escorrer. Caso prefira secá-las, certifique-se de utilizar panos limpos.

Também vale ressaltar que a higienização é importante para a hora de armazenar as frutas, já que na hora do consumo a casca é retirada e não há mais perigo de contaminação por ingestão.

No entanto, existem algumas opções de receitas para quem quer fazer o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando, por exemplo, as cascas da banana que seriam jogadas fora. Então, higienizar as cascas da fruta pode ser uma ótima ideia nesses casos.

Confira algumas ideias para reaproveitar a casca de banana na sua rotina alimentar:

  • Farofa de casca de banana
  • Carne fake
  • Bolo de banana com casca
  • Pão integral de casca de banana
  • Bolo de caneca com uvas-passas
  • Hambúrguer vegano
  • Caponata
  • Lasanha de casca de banana verde
  • Biomassa de banana verde

São muuuuitas as ideias! Desde receitas salgadas aos doces fit, não faltam opções para aproveitar todas as partes dessa fruta super nutritiva.

Como armazenar banana por mais tempo

A banana costuma ser uma fruta que tende a amadurecer bem rápido e isso pode ser um problema para quem precisa dela em um ponto específico para preparar alguma receita.

E, embora existam receitas para banana verde (biomassa, lasanha…) e madura (bolos, sobremesas, doces…), não há muito o que se possa fazer com a banana que já está passando do ponto. Sobram, basicamente, opções que levam ela esmagada, como panquecas e alguns bolos.

Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar a conservar a banana madura por mais tempo e nós separamos os melhores truques para você. Confira!

1.  Enrolar o cabo da penca com plástico-filme

Este é o truque mais popular para evitar que as bananas amadureçam rápido demais. Basta envolver o cabo da penca com plástico-filme e “vedar” a coroa da fruta.

Fazendo esse processo, você previne que o gás etileno - responsável pelo processo de amadurecimento - alcance as outras bananas e as faça amadurecer mais rápido.

Mas não se esqueça que, sempre que você retirar uma banana do cacho, é preciso vedar o cabo da penca novamente, utilizando plástico-filme novo.

2.  Arranque as bananas da penca e armazene cada uma separadamente

Tirar a fruta da penca garante que a velocidade de amadurecimento de uma banana não influencie mais nas outras. Isso acontece porque o cabo da penca não é mais o conector que alimenta todas as frutas com o gás etileno.

Assim, as bananas amadurecerão mais lentamente.

3.  Guarde as bananas já maduras na geladeira

Há muitas recomendações de fabricantes e nutricionistas indicando que armazenar a fruta na geladeira não é a melhor opção, já que ela pode perder alguns nutrientes e sabores. No entanto, se o intuito é manter a fruta madura por mais tempo, essa pode ser uma boa solução.

Quando a banana é armazenada na geladeira, a casca pode até escurecer bastante, mas o sabor da polpa em si continua doce e o fruto permanece próprio para consumo.

4.  Congele a fruta em pedaços

Além de ser uma boa ideia para não perder totalmente o alimento, a banana congelada é ótima para fazer smoothies, sorvetes, sucos naturais e afins.

Então, por que não aproveitar aquela banana que está amadurecendo rápido demais e congelá-la para testar algumas receitas rápidas mais tarde?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário