Conservar alimentos: 8 dicas para armazenar sem desperdícios

Saber conservar corretamente os alimentos traz inúmeros benefícios à saúde e ao bolso, pois proporciona economia financeira com a redução de desperdícios e preserva os valores nutricionais por mais tempo. Aprenda 8 dicas fáceis e rápidas de conservação.

Conservar alimentos

É preciso conservar os alimentos em lugares arejados, com iluminação natural e sem umidade, dessa maneira é possível preservar os nutrientes por mais tempo e evitar contaminações cruzadas ou a proliferação de bactérias que se criam em lugares úmidos.

Lembre-se de que é fundamental armazenar os itens embalados seguindo a descrição no rótulo do produto. Alguns necessitam de luz natural e ventilação, outros não podem ser expostos à temperatura ambiente, necessitando de refrigeração.

Sendo assim, é preciso ler os rótulos dos produtos e seguir as informações descritas, mas e para aqueles produtos que não possuem rótulos informativos, como frutas, legumes e hortaliças?

A dica aqui é preservar cada um conforme seu tipo, respeitando o tempo de amadurecimento e as necessidades de luz, refrigeração e ventilação.

Por que é importante saber conservar os alimentos?

A conserva correta permite o consumo saudável, evitando possíveis contaminações e doenças alimentares, como intoxicação e botulismo.

A contaminação ocorre devido à proliferação de fungos e bactérias originados pela má conservação dos produtos e armazenamento em condições erradas.

Por isso, é importante observar o cuidado com esses produtos e principalmente entender como funciona a prática do estoque desses itens no pós-preparo.

O maior índice de contaminação cruzada ocorre devido à manipulação e às péssimas condições de estoque dos alimentos quando a embalagem em que o produto está, por exemplo, não possui vedação adequada ou expõe o item à umidade indevida.

É importante ressaltar que esse cuidado não deve acontecer apenas dentro das residências. É fundamental que os produtos estejam bem organizados e que seja feito o armazenamento correto dos alimentos nas prateleiras dos supermercados e indústrias em geral também.

Regras para conservar alimentos em restaurantes

As regras de armazenamento para lojas, restaurantes e supermercados são parecidas: todos precisam de ventilação, luz natural e as embalagens devem estar bem vedadas, longe de animais de estimação, do chão ou de paredes que possam transmitir umidade ao alimento.

Essa mesma tática serve para conservar os alimentos na geladeira, como comidas prontas, laticínios ou legumes utilizados pela metade, esses devem ser armazenados em embalagens de vidro, com ótimas vedações, impedindo a proliferação de bactérias e microorganismos.

Para locais que comercializam comidas e perecíveis, as regras ainda estão sujeitas às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, e elas são imprescindíveis para o funcionamento regular do negócio, afinal, quem descumpre as recomendações do órgão regulador pode ter seus alvarás cassados, viu?

Não se esqueça também que conservar comida de maneira errada faz com que os itens percam sua carga nutritiva e tenham suas enzimas naturais destruídas, estragando o produto, o que também causa prejuízo financeiro no caso de estabelecimentos comerciais.

Como conservar alimentos?

As dicas são inúmeras, mas vamos começar pela maneira como o produto é armazenado, ou seja: não misturando itens de diferentes categorias (carnes, verduras e perecíveis, por exemplo), respeitando a necessidade de refrigeração dos laticínios e verduras e vedando corretamente as embalagens de pães e bolos.

Outras dicas podem ser atribuídas para auxiliar o processo, olha só!

1.  Limpe a geladeira e armários com frequência

Evitando que haja sujeira no ambiente onde os alimentos serão armazenados.

2.  Guarde o que for cozido em recipientes vedados e sob refrigeração

Lembrando que esse tipo de produto não deve ficar em temperatura ambiente por mais de três horas.

3.  Não armazene produtos de limpeza ou comidas de animais próximos às comidas

Principalmente se as comidas estiverem abertas ou em contato direto com o ambiente.

4.  Faça a separação do refrigerador de acordo com a periodicidade dos produtos

Guarde comidas preparadas nas prateleiras de cima, assim como os laticínios, deixando a parte inferior para legumes, frutas e vegetais.

5.  Armazene folhas frescas em temperatura ambiente

Hortaliças e temperos frescos, como alecrim, tomilho e manjericão devem ser armazenados na temperatura ambiente, longe de água ou sol, para assim conservar os alimentos sempre frescos.

6.  Descongele apenas a quantidade que for utilizar de carnes, peixes e frangos

Para facilitar esse processo, ao chegar do supermercado, faça as porções de proteínas de acordo com o consumo, prevenindo que o produto seja retirado do congelador e não utilizado.

7.  Faça a técnica do branqueamento em algumas verduras

Algumas verduras como o brócolis e a couve-flor podem ser pré-cozidas por aproximadamente um ou dois minutos em fogo médio - com água e sem temperos. Em seguida, é preciso jogar a água quente fora e mergulhar os legumes em uma tigela com gelo para parar o processo de cozimento.

Essa tática é conhecida como branqueamento e após isso, o legume pode ser armazenado sob refrigeração ou congelado. Dessa forma, os legumes duram mais.

8.  Troque as embalagens plásticas e de papel por potes de vidros

O vidro impede a umidade e ainda diminui as chances de danos ocasionados por pequenos bichinhos ou roedores. Por fim, esse material não transfere odor ou gosto para o produto, ao contrário dos potes de plástico ou acrílico.

Veja também:
O que fazer para conservar o morango por mais tempo?
Saiba como armazenar e higienizar bananas corretamente
Como realizar o aproveitamento integral dos alimentos?

Métodos para conservar os alimentos

Além das dicas de armazenamento, existem ainda outros métodos de conservação de alimentos, como pelo calor, sob refrigeração, desidratação e secagem, além dos aditivos químicos. Alguns desses processos são realizados por indústrias, mas outros podem ser executados em casa. Confira!

Pelo calor

Aumentar a temperatura do produto expondo ele ao calor de maneira moderada pode eliminar algumas enzimas, como no caso do branqueamento citado anteriormente, prolongando a conservação dele.

Outro método comum é a pasteurização, realizada geralmente em produtos lácteos. Nessa técnica, a eliminação de microorganismos é o objetivo principal, melhorando a qualidade e durabilidade do alimento.

Em ambas situações, é fundamental que após a exposição ao calor o produto seja mantido sob refrigeração.

Sob refrigeração

O efeito é parecido com a pasteurização e o branqueamento, a diferença é que, ao invés de expor a alta temperatura, é necessário congelar ou refrigerar ao máximo o produto, aumentando a conservação dos seus nutrientes.

Desidratação e secagem

Este é um sistema manual antigo, mas que tem uma eficácia impressionante! O método consiste em deixar o produto secar sob o sol ou a altas temperaturas, utilizando sal para que ocorra a desidratação. Esse método é comum para secagem de carnes e alguns tipos de grãos, como o amendoim.

Aditivos químicos

Vinagres e óleos, podem ser produtos utilizados na conservação de alguns alimentos, como pepinos, azeitonas, cebolas e palmitos, aumentando a durabilidade desses itens.

Conservar os alimentos de maneira correta traz benefícios à saúde e ao bolso, por isso, comece agora mesmo a pôr em prática as dicas que você aprendeu neste artigo e aumente a praticidade do seu dia a dia, usando produtos fresquinhos por mais tempo.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário