Tudo que você precisa saber sobre como limpar coifa

Coifas são ótimas para absorver a gordura e o mau cheiro de frituras, mas acumulam sujeira e precisam ser limpas para não danificar a sua funcionalidade. Aprenda de forma prática e fácil a limpar a coifa da sua cozinha.

Como limpar coifa

A coifa é ótima para auxiliar na cozinha, pois é através dela que você consegue facilmente se livrar da gordura que pode acumular pelos eletrodomésticos e paredes, além do mau cheiro durante o preparo de algumas refeições fritas.

É claro que com o tempo ela suja e precisa de cuidados através de uma limpeza profunda, garantindo que você terá o equipamento por muito mais tempo.

Antes de começarmos a ajudá-lo nessa missão, lembre-se de tirar o aparelho da tomada e de que não se deve jogar água diretamente nele em hipótese alguma, pois pode danificar a parte elétrica, ok?

Agora, vamos aprender juntos como limpar a coifa de inox e todos os seus complementos e acessórios sem nenhum risco de dano material e usando os produtos certos. Veja abaixo!

Lista de materiais e produtos para limpar a coifa

  • Água
  • Vasilhame
  • Escova de limpeza
  • Desengordurante
  • Esponja de louça
  • Detergente neutro
  • Escova de limpeza
  • Panos limpos e secos
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre de álcool

Como limpar a coifa por fora

Primeiro, vamos repetir: desligue a coifa da tomada para evitar choques e problemas elétricos no equipamento. Em seguida, ferva a água e coloque-a morna na vasilha com detergente neutro.

Depois, umedeça um pano ou a parte macia da esponja (aquela amarela) e passe em toda parte externa da sua coifa. Se estiver difícil de limpar, use um desengordurante apropriado.

Por último, passe um pano úmido apenas com água para tirar o excesso da mistura e em seguida um pano seco limpo para evitar manchas no inox.

Limpando a parte interna

Para começar a limpeza interna, primeiro retire as grades da coifa. Em seguida, prepare a de água morna com detergente neutro novamente. Repita o processo de limpeza, mas agora na parte interna, passando a mistura com um pano limpo ou a parte amarela de uma esponja até onde alcançar.

Se houver muita gordura, utilize um desengordurante específico com poder mais intenso de limpeza. Mais uma vez passe um pano úmido para tirar o excesso do detergente e finalize com um pano seco e macio.

Como limpar as grades da coifa

As grades vão precisar ser colocadas dentro de um recipiente com tamanho adequado para caberem inteiras. Preencha-o com água morna, uma colher de detergente líquido, duas colheres de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre de álcool.

Deixe as grades no recipiente com a mistura por 20 minutos e, depois do tempo estabelecido, lave-as com esponja macia, água corrente e seque tudo com um pano limpo.

Como limpar o filtro metálico da coifa

Retire o filtro metálico da coifa e coloque-o em uma vasilha com água morna e detergente, deixando de molho por 20 minutos. Depois, com uma escovinha, esfregue para remover bem a sujeira.

Mais uma vez, se sentir necessidade, use desengordurante. Em seguida, enxágue em água corrente e seque com pano limpo.

Lembre-se que filtros de carvão não podem ser higienizados, com o passar do tempo eles perdem a eficácia e precisam ser substituídos por novos.

Veja também:
O que é e como fazer charcutaria artesanal
4 dicas de lanches fitness e nutritivos para vender
Happy hour em casa com 6 receitas fáceis e gostosas

Dicas extras

  • Filtros de carvão não são laváveis.
  • Não jogue água diretamente nem utilize panos encharcados na coifa.
  • Jamais utilize cloro, água sanitária, silicone ou qualquer produto inflamável para realizar a limpeza.
  • Não realize a limpeza com esponjas de aço ou qualquer objeto que possa arranhar a superfície da sua coifa.
  • A sua coifa precisa ser limpa uma vez na semana ou a cada 15 dias, assim será fácil mantê-la limpinha e também aumentar a vida útil do eletrodoméstico.
  • Coifas de aço escovado apresentam granulação na superfície e, ao limpá-la, esfregue a favor do granulado para não danificar o produto e realizar uma limpeza eficaz.

Uma dica final é, antes de começar a limpeza, ferver água e limão em uma panela no fogão, pois o vapor vai ajudar a amolecer a sujeira e facilitar o seu trabalho!

Pronto! Agora você pode iniciar a limpeza da sua coifa e ficar atento para não deixar acumular gordura. Quanto mais tempo você demora para limpá-la, mais difícil será remover a gordura.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário