7 pratos executivos mais vendidos no Brasil

Conhecido como prato executivo ou prato feito, essa é uma refeição completa capaz de agradar um grande número de clientes por ter em sua composição tudo que o brasileiro mais gosta.

Prato executivo

O prato executivo tradicional leva arroz, feijão, uma proteína, salada e batata frita. Ou seja, ele é normalmente composto pelos principais alimentos tradicionais da nossa culinária e, é claro, possui como seus ingredientes o que é de mais amado pela nossa população.

Afinal, o que é o prato executivo?

Pode-se dizer que é uma refeição completa já pronta em um prato, conhecido também como prato comercial ou prato feito.

O almoço é uma das refeições mais importantes do brasileiro, sendo fundamental para dar energia para enfrentar o dia a dia. Porém, restaurantes que oferecem o prato feito precisam também trazer opções variadas para os clientes.

O arroz e feijão são os queridinhos, mas deve-se levar em consideração que, para fidelizar um cliente, é necessário ofertar outros complementos para que o consumidor não enjoe do prato da casa e acabe trocando o local de almoço.

É claro que o prato executivo pode e deve ser servido também à noite. Em alguns lugares, eles são muito consumidos por pessoas que viajam a negócios e trabalhadores que não tiveram tempo de almoçar uma opção mais saudável.

7 pratos executivos mais vendidos

Os pratos executivos são muito comuns em restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis. Isso porque é uma boa pedida de almoço completo, barato e rápido, sem necessitar de buffet para ser oferecido aos clientes.

Abaixo, apresentamos sete opções de refeições que podem compor um prato executivo no seu negócio.

1.  Strogonoff

Strogonoff

Acompanhado por arroz, batata palha e uma saladinha de tomate-cereja – que pode ser servida separadamente, o strogonoff é um dos pratos mais amados do nosso país. As carnes podem ser de frango ou bovina, sendo uma forma também de variar o cardápio.

2.  Bife à milanesa

Bife a milanesa

Ele é perfeito para acompanhar o arroz, o feijão, o purê de batata e a salada de alface. Serve como uma outra proteína que pode vir ao prato sendo carne de ave, bovina, suína ou peixe, pois a receita fica perfeita em qualquer opção escolhida.

3.  Filé de frango

Filé de frango

Um clássico que não pode faltar no seu cardápio semanal é o filé de frango. Ele pode compor duas possibilidades: um prato com arroz, feijão, saladinha e batata frita ou um prato fitness, com um filé de frango acompanhado por uma salada mista de folhas e legumes.

4.  Bife à parmegiana

Bife à parmegiana

Uma opção mais requintada pode ser o filé mignon à parmegiana com um molho de tomate bem temperadinho e um queijo muçarela derretido. Tudo isso acompanhado de arroz, batata frita, uma saladinha de folhas e, opcionalmente, um potinho separado com feijão para quem não abre mão dele nas refeições.

5.  Filé de peixe

Filé peixe

A carne do peixe também é muito comum na mesa dos brasileiros, sendo um alimento rico em propriedades que aumentam a nossa imunidade e ajudam na proteção do corpo. Isso o torna uma ótima opção para entrar na rotina do restaurante e dos clientes acompanhado de arroz, feijão, salada e batata frita.

6.  Bife bovino

Bife bovino

O clássico bife, arroz, feijão e batata frita não pode ficar de fora. Esse é, com toda certeza, o prato executivo mais famoso do nosso país e está presente em todas as regiões pela facilidade com que agrada os paladares. Normalmente, é acompanhado por uma salada de tomates ou de alface.

7.  Salada da casa

Salada da casa

Um prato colorido de salada não pode faltar no cardápio de prato executivo. Ele pode agradar os adeptos da vida fitness, a quem prefere uma refeição mais leve e saudável no jantar e também aos vegetarianos e veganos. O prato de salada da casa pode oferecer folhas, legumes e sementes, além de algum molho especial, como o amado vinagrete.

Agora que você já conhece uma boa quantidade de pratos executivos, que tal pensar em um diferencial para atrair a clientela?

Um toque especial para complementar a refeição

O termo gourmet se refere àqueles pratos que eram simples e receberam um toque especial. Um ingrediente ou tempero único que vira a marca registrada do restaurante.

Se você deseja impressionar o cliente e agradá-lo de alguma forma, pode oferecer um agrado de boas-vindas sempre que ele escolher o seu restaurante para fazer uma refeição.

Algumas ideias para você se inspirar e oferecer pratos de entrada gourmet:

  • massinha de pizza ou de pão temperados;
  • bruschetta;
  • pão da casa com uma manteiga especial;
  • canapés;
  • espetinho; e
  • torradinha com patê.
O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário