7 comidas típicas da Bahia que você precisa conhecer!

Vamos juntos em um tour virtual de dar água na boca? Se você gosta de comidas diferentes e bem apimentadas, não pode deixar de ler sobre as sete maravilhas da comida típica da Bahia. Entenda um pouco mais sobre as suas origens e amplie a sua bagagem cultural gastronômica em apenas alguns minutos. Vamos juntos?

Comida típica da bahia

A gente não precisa nem dizer para você que o acarajé é uma comida típica da Bahia, mas fazemos questão de deixar o alerta: você precisa experimentá-lo! Outros pratos que merecem a sua atenção são o vatapá e o bobó de camarão. Até rimou!

Entre as sobremesas, destacam-se opções simples e deliciosas, como a famosa tapioca, que também pode ser consumida com acompanhamentos salgados, e o mungunzá ou canjica branca, se preferir. Já comeu algum deles?

A culinária baiana tem forte influência das etnias africanas, por causa dos escravos trazidos da África para o Brasil pelos portugueses. Também é constituída por sabores e ingredientes da Europa e de todo o resto do continente americano e, por isso, traz tantas misturas.

No artigo que você lê a seguir, vamos juntos viajar pelas origens dessa culinária e entender um pouco mais da influência africana e europeia na cozinha do estado, nos deliciando com sete de seus pratos típicos que são verdadeiros patrimônios culturais.

Prepare-se para o embarque!

Qual é a culinária da Bahia?

A maioria dos pratos baianos são conhecidos por serem bem temperados e, geralmente, levarem bastante pimenta de diferentes tipos. São pratos quentes em todos os sentidos e que todo mundo precisa experimentar pelo menos uma vez na vida.

Essas receitas têm origens africanas, europeias e da própria América. Além disso, existe muita cultura por trás de cada uma delas.

Quais as influências culturais da comida baiana?

Segundo Lucilene Reginaldo, historiadora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, as raízes africanas da culinária do estado têm origem em etnias cujos reinos ficavam onde, hoje, estão Angola, Zâmbia e Moçambique.

Os povos desses reinos, escravizados por colonizadores europeus, trouxeram ao Brasil desde o porto de Luanda diversas tradições culturais e gastronômicas que guardavam das suas origens.

Elas estão presentes nos temperos elaborados e nas pimentas, bem como no uso de quiabo, gengibre e leite de coco em várias receitas. Sem falar do azeite de dendê!

A influência portuguesa em pratos baianos também se faz presente. Vejamos, por exemplo, os cozidos de boi e o consumo frequente de bacalhau e sardinha, além de uma grande variedade de doces feitos com ovos.

Tupinambás e os Pataxós, povos indígenas da América, são outras etnias que deixaram suas marcas em receitas experimentadas ao redor de todo o território da Bahia, especialmente pelo uso de folhas de bananeira em alguns modos de preparo e por causa do inhame, do milho e da mandioca.

Onde comer comida típica da Bahia?

Se você quiser experimentar a comida baiana de verdade, com sua mistura de origens e sabores, a dica é procurar por comida típica da Bahia em Salvador. Mais precisamente nas feirinhas de rua da cidade e ao redor do Recôncavo Baiano, no entorno da Baía de Todos-os-Santos.

Fora desse eixo, prevalece em restaurantes a cozinha portuguesa.

Os pratos mais tradicionais são consumidos pela população em ocasiões especiais, como feriados e festas religiosas. Nesses momentos, o preparo da receita é dividido em dois, de acordo com estudiosos:

  1. tradicional, bem temperado e regado com azeite de dendê; e
  2. sem muito tempero, para utilizar como oferenda às divindades das religiões africanas.

Muito interessante, né?

Agora que estamos devidamente ambientados, está na hora de listarmos as suas próximas degustações.

Quais são os pratos típicos da Bahia?

A seguir, trouxemos para você sete dos principais pratos típicos da gastronomia baiana. Conhecê-los, além de tudo, ainda fará com que você tenha novos e deliciosos assuntos para conversar com amigos e conhecidos. Vamos lá!

1.  Acarajé

Acarajé

O acarajé é o prato símbolo da cozinha baiana, considerado patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e motivo de acaloradas disputas bairristas pela decisão de quem leva a fama de fazer a melhor receita de Salvador.

Sua massa leva feijão-fradinho deixado de molho por um dia e batido cru no liquidificador, depois misturado com cebola e sal, moldado na forma de bolinhos redondos, que são fritos em azeite de dendê.

Esses bolinhos podem ser recheados com vatapá, camarão e bobó ou o que mais a criatividade de quem os prepara mandar. Para o toque final, molho apimentado por cima em cada mordida.

2.  Vatapá

Vatapá

O vatapá é um tipo de pirão bem espesso feito com papa de arroz ou de farinha de mandioca, camarão e peixe e temperado com gengibre, cebola, alho e pimenta.

Ele também leva, no preparo, amendoim e castanha-de-caju triturados, leite de coco e tomate picado. Tem quem acrescente, ainda, farinha de rosca ou pão molhado para deixar o creme ainda mais espesso.

Essa iguaria serve de recheio para o acarajé ou de acompanhamento para vários outros pratos típicos baianos.

3.  Moqueca

Moqueca

A moqueca é um prato parecido com um ensopado e feito de peixe, frutos do mar ou ambas as alternativas juntas. Na Bahia, ela é temperada com ervas e pimenta, como em outros estados, mas leva azeite de dendê e leite de coco e aí está o seu diferencial.

Se quiser comer uma moqueca tipicamente baiana, preste atenção aos ingredientes que vão em sua composição e busque por um sabor mais marcante do que você talvez esteja acostumado(a).

Opte por receitas feitas com o peixe de nome "namorado" ou com robalo, acompanhado por tomates bem maduros e pimentão verde.

4.  Xinxim de galinha

Xinxim de galinha

Um dos maiores representantes da influência africana na cozinha baiana, o xinxim de galinha leva galinha em pedaços, temperada com alho, limão, pimenta e sal e refogada no azeite de dendê.

No refogado, é adicionado um creme feito com coentro, cebola, castanha, amendoim e gengibre. Todos os componentes, juntos, vão ao fogo até a carne ficar bem macia.

Um pouco antes de desligar o fogo, quem está responsável por preparar o prato adiciona à mistura uma dose de leite de coco, que dá o toque final em termos de sabor.

O xinxim é servido com uma receita simples de farofa e com arroz branco.

5.  Bobó de camarão

Bobó de camarão

Equilíbrio perfeito entre camarão, azeite de dendê e massa de mandioca, esse prato delicioso e cremoso leva cheiro-verde, coentro, alho e cebola e ganha o coração de muita gente porque é uma receita fresca e perfumada.

Algumas variações do bobó de camarão podem ser encontradas na Bahia e fora do estado também. Nelas, o bobó é preparado com lula ou polvo no lugar do camarão ou com alguns tipos de abóbora substituindo a mandioca.

6.  Mungunzá

Mungunzá

Literalmente "milho cozido" em kimbundu, idioma falado em Angola, o mungunzá é conhecido em várias outras partes do Brasil apenas como "canjica" ou como "canjica branca" e se popularizou entre opções de comida de festa junina.

Ele é um doce popular e de origem baiana, que leva leite de coco, açúcar, manteiga, cravo e canela, além do milho, claro.

7.  Tapioca

Tapioca

Como técnicas de extração da goma da tapioca foram transmitidas de forma oral pelos índios e por muitas gerações, a receita do prato que pode ser consumido com acompanhamentos doces ou salgados se popularizou ao longo do tempo.

A versatilidade desse alimento permite que ele seja consumido de diferentes formas ao redor do país, mas a sua origem é baiana. No interior da Bahia, por exemplo, encontramos essa massa recheada com carne seca e, no litoral, com camarão ou caranguejo. Você sabia?

Pode apostar: também é possível encontrar tapioca feita na hora e com recheios incríveis agora mesmo na sua plataforma de delivery favorita. Faça um pedido pelo menos para matar a vontade de saborear tudo o que você leu no decorrer do artigo!

O que acha da ideia? Foi ótimo compartilhar informações tão gostosas com você. Esperamos que tenha gostado também! Bom apetite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário